MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: REGISTRO DA EMPRESA, DIREITOS, DEVERES, CONTROLES FINANCEIROS, CUIDADOS NO DIA A DIA - Cód. 1235/19

  • LOCAL: Rua Goitacases, 43 4 andar - Centro, Belo Horizonte - MG, 30.190-050
  • DATA DO CURSO: 26/10/2019 de 09:00:00 às 17:00:00
  • STATUS DO CURSO: Normal

ÁREA TEMÁTICA

Legislação Tributária (Municipal, Estadual e Federal)

 

ABRANGENCIA

O curso MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: REGISTRO DA EMPRESA, DIREITOS, DEVERES, CONTROLES FINANCEIROS, CUIDADOS NO DIA A DIA, tem por objetivo, orientar os profissionais que militam na área Contábil, Fiscal, Trabalhista e Previdenciária. 

 

PÚBLICO ALVO


Este curso é destinado para você, que deseja ser ou já é MEI - Microempreendedor Individual,

Profissionais da contabilidade e estudantes de ciências contábeis, consultores, analistas, auxiliares e assistentes da área Contábil, Fiscal, Trabalhista e Previdenciária e demais responsáveis envolvidos com a matéria. Em especial atende os escritórios DE SERVIÇOS CONTÁBEIS inscritos no SIMPLES NACIONAL para atendimento do disposto na Lei Complementar 123/2006 em seu Art. 18, Inciso XIV do § 5º-B, § 22-B e § 22-C.

  

DATA/CARGA HORÁRIA / FREQUÊNCIA / AVALIAÇÃO

1.       Data:  26/10/2019 (sábado)  

2.       Carga Horária: 08 Horas

3.       Frequência Mínima: 80%

4.       Frequência, exercícios e participação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

1.         INTRODUÇÃO  

            1.1.       O MEI é uma política pública de inclusão social e previdenciária

            1.2.       Cidadania empresarial

            1.3.       O que preciso saber antes de ser um MEI

2.         QUEM PODE SER  MEI

            2.1.       Faturamento

            2.2.       Atividades

            2.3.       Demais exigências e restrições

3.         DIREITOS E BENEFÍCIOS 

3.1      Previdência Social (Aposentadoria)

3.2       Contratação de um funcionário a baixo custo 

3.3       Isenção de taxas para o registro da empresa 

3.4       Menor burocracia na abertura e no dia a dia 

3.5       Acesso facilitado a bancos e a crédito 

3.6       Criação de consórcios para realização de compras coletivas 

3.7       Menor carga tributária 

3.8       Segurança Jurídica

4.         DEVERES E OBRIGAÇÕES 

4.1       Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)

4.2       Alvará de funcionamento 

4.3       Relatório Mensal de Receitas Brutas 

4.4       Declaração Anual Simplificada 

4.5.      Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física - DIRPF

4.6       Obrigações no caso de contratação de funcionário 

4.7               Guarda de documentos

4.8               Escrituração Contábil para Evidenciar e Distribuir Lucro

5.         PRINCIPAIS CUIDADOS NO DIA A DIA  

5.1       Registros necessários na abertura 

5.2       Regularidade Fiscal e Cadastral

5.3       Faturamento 

5.4       Emissão de nota fiscal

5.5       Notas Fiscais de Compras (Notas de entrada)

5.6       Registro e Manutenção do único empregado 

5.7       Agenda de Obrigações mensal e anual

5.8.      Substituição Tributária

5.9.      Diferencial de Alíquota

6.         CONTROLES FINANCEIROS 

6.1       Elaboração de plano de contas simplificado 

6.2       Controle de contas a pagar e contas a receber

6.3       Controle de bancos e caixa físico 

6.4       Controle de Estoques 

6.5       Controle de fluxo de caixa 

6.6       Cálculo de ponto de equilíbrio 

7.         FISCALIZAÇÃO FÍSICA E ELETRÔNICA  

7.1       Harmonia Fiscal








8.         SALÃO PARCEIRO

9.         NOTICIAS DO PORTAL DO EMPREENDEDOR

            9.1.       Assistência Gratuita de Contadores do Simples Nacional

            9.2.       Dicas de Segurança do Corpo de Bombeiros

           9.3.        Dicas de Segurança da Vigilância Sanitária

           9.4.        Perguntas e Respostas

           9.5.        Legislação

            9.6.       Parceiros        

            9.7.      Estatísticas 

10.       ANEXOS 

Anexo I – Relatório de Receita Bruta 

Anexo II – Calendário de Obrigações 

Anexo III – Modelo de Plano de Contas Simplificado 

Anexo IV – Modelo de Contas a Pagar e Contas a Receber

Anexo V – Ficha de Controle de Estoques

Anexo VI – Controle do fluxo de caixa 

Anexo VII – DRE e Balanço Patrimonial












    INSTRUTOR:


    Washington SouzaContador, Diretor de Treinamentos no Sindicato dos Contabilistas de B.Hte, Gestor de Relacionamento na ACCE Contabilidade, Capacitou mais de 300 MEIs em Belo Horizonte durante os anos de 2015 e 2018, prestou consultoria e assessoria para mais de 1.000 MEIs, possui larga experiência na criação, gestão e desenvolvimento de serviços em organizações contábeis, especialização em gestão de conflitos, marketing de relacionamento e gestão de vendas. 



    INFORMAÇÕES


    FORMAS DE PAGAMENTO 

    • Gentileza efetuar o pagamento do curso em até 05 (cinco) dias após a inscrição, diretamente no Sindicato ou depósito bancário; 

    • Caixa Econômica Federal Ag: 0084 - Operação: 003 - C/C 400432-1 

    • Encaminhar o comprovante de pagamento com o nome do participante e o título do curso para fax: (031) 3201-8677 ou para cursos@scbh.com.br.
     


    CANCELAMENTO 

    • O SCBH reserva-se no direito de cancelar os cursos, caso não haja inscrições suficientes para cobrir os custos. Para aqueles que já tenham efetuado o pagamento o SCBH fará contato, comunicando com antecedência o cancelamento do curso.
     


    INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

    • O participante que não comunicar, através de e-mail ou fax, o pagamento do valor do curso, não terá a garantia de vaga.
     


    RESTITUIÇÃO 

    • Ao participante do curso cancelado pelo SCBH, fica assegurado a RESTITUIÇÃO DO VALOR PAGO em até 05 (CINCO) DIAS ÚTEIS.

     

    Formulário para participação do curso:

    INSCRIÇÕES ABERTAS! 
  • LOCAL: Rua Goitacases, 43 4 andar - Centro, Belo Horizonte - MG, 30.190-050
  • DATA DO CURSO: 26/10/2019 de 09:00:00 às 17:00:00
  • STATUS DO CURSO: Normal
  • Associado/filiado : R$ 73,00
  • Outros: R$ 146,00
  • Estudante (20% desc): R$ 116,00
Forma de Pagamento:
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